We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

Baphyanas Brasileyras V

by Baphyphyna

/
  • Streaming + Download

    Includes high-quality download in MP3, FLAC and more. Paying supporters also get unlimited streaming via the free Bandcamp app.
    Purchasable with gift card

      name your price

     

1.
o mundo anda a passos largos e o chão ainda se move terremotos fora de hora ciclos de perdas e ganhos ainda resta um pouco de sol vamos fugir do destino antes que o oceano devore castelos que já erguemos abro o jornal e me deixo levar pelo fluxo das palavras o tempo nos atinge com a força da tempestade retire a casca e me diga o que ainda teima pulsar em nós é carne, é fogo ou massa, pó e cal dias que são sempre iguais nada mais digno de nota pinto a natureza morta vivo o compasso do agora ciclos de noites sem fim eu costumava abracá-los vivia o calor da exaustão e compreendia os meus passos abro o jornal e me deixo levar pelo fluxo das palavras o tempo nos atinge com a força da tempestade datas já não importam são só números no calendário espelha o mundo e ganha com o peso das suas asas
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Ele repete as notas na luz branca, na poeira abafada da sala de música. O cheiro dos tapetes e veludos está rançoso e grave, eu já não escuto. Minha irmã mais velha ouve a história nos olhos dele. Minha irmã mais nova imagina o amanhã. Eu busco ler o agora. As moças parecem sem futuro, a velha se cansou do passado. [Marta] - Quando falamos é como se ladrássemos à lua: não escutam o significado, apenas ouvem a melodia, o ruído, a estridência. [Olga] - Fingem não ouvir, porque depois nos revelam com orgulho o que lhes dissemos, como se fossem ideias deles. [Irene] - Quando será que poderemos dizer o que pensamos? [Marta] - Quando será que pensaremos por nós mesmas o que dizemos? [Olga] - Quando será que nossos pés farão nossos caminhos? [Irene] - Quando é que o futuro vai nos encontrar? [Marta] - Quando é que as peles de noite terão suas vidas? [Olga] - Quando é que nossa dependência, servidão e cativeiro serão apenas memória? [Coro]: Independência, quando te conquistaremos? Com as garras de quem ladra à lua Numa língua nossa Que eles terão que aprender Ou morrer
9.
Homens pintam que sabem de tudo Mas no fundo, eles não sabem de nada (2x) Falam alto, pouco ouvido Acham que não correm riscos Fingem não ter compromisso Nunca sofrem, se corroem se destroem e se disfarçam depois Homens pintam que sabem de tudo Mas no fundo, eles não sabem de nada (2x) Falam forte, firme Acham que tudo é exporte, que tudo é escolha Fingem não ter medo da morte Da sua bolha Da sua folha Da sua porra Da merda do seu falo Fingem não ter medo Fingem não ter medo Fingem não ter medo Fingem não ter medo Da Merda do seu falo Eles pintam que sabem de tudo Quero ver vir me mostrar aqui Como é faz Como é que tem que fazer Vem me mostrar rapaz Como é que faz Como é que tem que fazer Eu quero fazer direto Eu não quero fazer direto Eu posso fazer direito Mas não vou fazer direito Eu vou fazer esquerdo Eu vou fazer esquerdo Só para você!
10.
Promessas da Ponta Negra Chegada a cabos e barras Prenúncio de Atafona O vento daquele verão Harmatão cruzando os campos Dos Goytacazes É meio dia no vale. As sombras se esconderam Na imensidão a perder de vista
11.

about

O centenário da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da Independência, celebrados em 2022, foram o ponto de partida que uniu grandes nomes da cena eletrônica de Niterói e do Rio de Janeiro em projeto que reverencia a obra de Heitor Villa-Lobos. O quinto álbum Baphyanas Brasileyras, que encerra a coletânea de sucesso do selo Baphyphyna, explora diferentes fronteiras sonoras da música eletrônica como catalisador de reflexões sobre a história e identidade brasileira.

Com a curadoria de Érica Alves, uma das mais renomadas produtoras musicais, 10 artistas da cena eletrônica como Glau Tavares, Pek0 e a própria Érica - com destaque para sua faixa “Mulheres Guaranis” – apresentam linguagens estéticas contemporâneas em um trabalho de construção coletiva.

“Assim como Heitor Villa-Lobos se propôs a fazer uma música modernista Brasileira, hoje me pergunto, 100 anos depois, o que ele consideraria a música moderna brasileira? Acredito que a música eletrônica e a música experimental sejam isso e quero documentar e lançar para quem tiver interesse em usufruir desse panorama musical”, explica Érica Alves.

Todo o desenvolvimento do Projeto nasceu da imagem para o som: a música como resultado de um caminho audiovisual a partir de pinturas histórias do período da Independência do Brasil, como “Independência ou Morte”, de Pedro Américo e “A Coroação de Dom Pedro I”.

O álbum produzido no TOMBA Records, um dos estúdios mais importantes de Niterói, fortalece a cena musical eletrônica do Estado, gera novas parcerias e intercâmbio de público entre os artistas.

O Projeto tem patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.


The centenary of the São Paulo Modern Art Week and the bicentennial of Independence of Brazil, celebrated in 2022, were the starting point that brought together big names from the electronic scene of Niterói and Rio de Janeiro in a project that reveres the work of Heitor Villa-Lobos. The fifth album Baphyanas Brasileyras, which closes the successful collection of the Baphyphyna label, explores different sound frontiers of electronic music as a catalyst for reflections on Brazilian history and identity.

Curated by Érica Alves, one of the most renowned music producers in Brazil, 10 artists from the electronic scene such as Glau Tavares, Pek0 and Érica herself – with emphasis on her track “Mulheres Guaranis” – present contemporary aesthetic languages ​​in a work of collective construction.

“Just as Heitor Villa-Lobos proposed to make Brazilian modernist music, today I ask myself, 100 years later, what would he consider modern Brazilian music? I believe that's what electronic and experimental music is and I want to document and launch it for anyone interested in enjoying this musical panorama”, explains Érica Alves.

The entire development of the project was born from image to sound: music as the result of an audiovisual path based on historical paintings from the period of the Independence of Brazil, such as “Independencia ou Morte”, by Pedro Américo and “A Coroação de Dom Pedro I”.

The album produced at TOMBA Records, one of the most important studios in Niterói, strengthens the state's electronic music scene, generates new partnerships and public exchange between artists.

The Project is sponsored by the Federal Government, the State Government of Rio de Janeiro, the State Secretariat for Culture and the Creative Economy of Rio de Janeiro.

credits

released December 15, 2022

O Projeto Baphyanas Brasileyras tem patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ 2.

#SececRJ #CulturaPresente #RetomadaCulturalRJ2

Realização:
Baphyphyna

Produção:
Rebuliço

Patrocínio:
Governo Federal
Governo do Estado do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro
através da Lei Aldir Blanc

Curadoria e Direção Artística:
Érica Alves

Direção de Produção:
Flávia Salles

Produção Executiva:
João Suprani

Direção de Fotografia:
Miguel Chaves

Montagem, Videografismos e Finalização:
Jonas Feitosa

Fotografia Still:
Yago Palma

Artistas Participantes:
Capetini
Cassius A.
DJ QUIQUE
​Érica
Felipe Neiva
Glau Tavares
HELOAH
j g b
Leandra Lambert
Pek0

Masterização:
RHR Studios by Roniere Santos

Capa da Coletânea:
Cassius A.

Historiador da Arte:
Rafael Silva

Assessoria de Imprensa:
Anna Braz

Estúdio da Oficina:
Tomba Records

Técnico de Estúdio:
Bruno Brecht

Assistente de Estúdio:
Larissa Falcão

license

all rights reserved

tags

about

Baphyphyna Niterói, Brazil

Baphos phynos

100% Brazilian-cracked trax

by Érica Alves

contact / help

Contact Baphyphyna

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like Baphyphyna, you may also like: